Aprenda a controlar e definir caracóis

Nunca estamos contentes com o que a natureza nos dá, eu sou a prova viva disso. Se somos louras, queremos ser morenas, as morenas gostariam de ser louras, as que têm cabelo liso adorariam ter movimento nos seus cabelos e as que têm cabelo encaracolado fazem de tudo para mudar o que a natureza lhes deu. Por isso hoje venho dar umas dicas para definir caracóis.

Ter um cabelo encaracolado é muito lindo, mas tratar e cuidar dele não é tarefa fácil. É um cabelo com características rebeldes. Mas primeiro vamos distinguir um cabelo encaracolado de um cabelo ondulado. O cabelo encaracolado tem uma forma em espiral e costumam ser cabelos secos, possuem ondulações desde a raiz o que o torna volumoso. Já os cabelos ondulados têm forma de ondas e o seu fio é mais sedoso, as suas ondulações normalmente são abaixo do ombro menos na raiz.

O factor surpresa é uma constante para quem tem este tipo de cabelo, nunca sabemos bem como é que ele nos irá apresentar, com muito volume ou com ondas mais definidas do que as outras.

Se tem o cabelo assim é necessário tomar algumas medidas para conseguir domar o seu cabelo e não ficar com ele parecendo uma juba de leão.

Dicas para definir caracóis

O primeiro passo é aceitar a natureza do nosso cabelo, só assim vamos conseguir fazer com que ele se torne ainda mais bonito.

A lavagem

Os cabelos encaracolados não devem ser lavados com tanta frequência ao longo da semana, pelo menos umas três vezes e com um shampoo, de preferência indicado para este tipo de cabelos, amaciador e máscara correcta. Se não sabe que tipo de shampoo usar aconselho que passe pela loja online StrawberryNet e fique a par dos descontos para produtos de cabelo.
Aplicado o Shampoo é hora de passar para o amaciador. Este deve ser aplicado a meio do cabelo até às pontas. Evite colocar produto no couro cabeludo, pois ao receber o condicionador ficará oleoso.
Hidratação. É fundamental, como já referi cabelos encaracolados tendem a ser um pouco secos, por isso a hidratação é fulcral. Deve fazer uma máscara de hidratação pelo menos uma vez por semana.
Ao tirar o excesso de água tente tirar com um pano de algodão, eu costumo usar t-shirts velhas e só depois uso uma toalha. Não esfregue o cabelo com a toalha ou o pano, isso faz com que o frizz aumente.

Cuidados pós banho

Após o banho e enquanto o cabelo estiver molhado penteie o cabelo com os dedos primeiro para retirar os nós com cuidado, depois pode usar um pente de dentes largos e de preferência de madeira.  Pessoalmente, depois do banho gosto sempre de aplicar um leave-in antes de definir caracóis. Para isso pode recorrer a algumas lojas online com produtos excelentes para tratar dos seus cabelos, como é o caso da loja online Fapex.
Ainda com o cabelo molhado utilizo um definidor de de caracóis. Pode optar por utilizar em espuma, gel ou em creme. Se usar em espuma, tenha cuidado nas quantidades que utiliza, uma vez que a espuma tende a deixar os cabelos secos e com um aspecto húmido se for utilizado em exagero. Eu prefiro utilizar em espuma e creme, dependendo do efeito que me apetece dar. Se quero algo mais definido utilizo a espuma, caso contrário opto pelo creme.
Ao aplicar o definidor de caracóis espalhe bem por todo o cabelo evitando a raíz, e aplique sempre com a cabeça virada para baixo, caso pretenda dar algum volume ao cabelo.
Quanto à secagem, no meu caso, sempre que defino os meus caracóis, seco o cabelo ao ar livre e se quero secar o cabelo utilizo um difusor. É uma peça chave para quem tem este tipo de cabelos.
Nos dias em que não lavei o cabelo o que costumo fazer é modelar um pouco os caracóis com leave-in, estes ajudam a controlar o frisado e o cabelo seco. No mercado existe uma variedade de hidratantes que irão ajudar a controlar o frizz, poderá encontrar alguns em Avon.
Cortes de cabelos para quem tem cabelo encaracolado

Escolher um bom corte é essencial para cabelos com ondas e caracóis marcados.  Quem tem este tipo de cabelo não pode usar qualquer tipo de corte, depois para manter irá ter mais trabalho do que o normal.

Opte por um corte escadeado, mas sem o uso da navalha, pois esta tende a deixar as pontas muito finas e dará muito mais volume ao cabelo.

Cabelo curto

Com este tipo de corte o cabelo deverá ser bastante repicado. Se pensa que não pode usar um curto tipo Chanel, engane-se, neste caso o corte deverá ser em bico mais longo na frente para dar um visual descontraído.

Cabelo comprido

Se pretende e gosta de usar o cabelo mais comprido evite o corte recto, pois desvaloriza as ondas, mais uma vez as camadas suaves são as suas melhores aliadas, pois dão um volume bonito e que pode ser bastante controlado.

Estas são algumas dicas que partilho convosco do que faço para tratar do meu cabelo. Quais são os vossos truques para definir caracóis?

Se gostou deste post não se esqueça de ver o artigo sobre penteados com tranças fáceis de fazer para dar ainda mais estilo ao seu cabelo.

Published by