Como escolher as lentes de contacto mais adequadas?

Como escolher as lentes de contacto mais adequadas?

29 Janeiro, 2019 0 Por Equipa Médicos pela Escolha

Há alguns anos usar lentes de contacto era uma atitude que poucos ponderavam pois existia um mito que referia o desconforto durante o uso. Actualmente, a visão é outra e já são muitas as pessoas que optam pelas lentes devido a questões estéticas ou mesmo por ser mais prático.

Caso seja uma das pessoas que pretende começar a usar lentes de contacto, acreditamos que tenha algumas dúvidas acerca da possibilidade de uso, dos tipos de lentes existentes no mercado (ver Top 5) e do processo de compra. Calma, vamos esclarecer tudo.

Quem pode usar as lentes de contacto?

As lentes de contacto podem ser usadas por pessoas que tenham problemas de visão, de modo a melhorar esta necessidade básica no dia-a-dia. Desta forma, como seria de esperar, existem lentes diferentes para problemas de saúde diferentes.

Em alguns casos as lentes são usadas para diminuir os sintomas ou retardar a patologia, mas muitas vezes a escolha deve-se a gostos estéticos.

No entanto existem alguns casos em que as lentes não são recomendadas. Para conhecer as possibilidades para o seu caso em específico, marque uma consulta com o seu oftalmologista.

 

Quais os tipos de lentes existentes no mercado português?

Semi-rígidas

Estas são as lentes menos recomendadas, sendo ideais quando as hidrófilas não conseguem cumprir o objectivo proposto. Sendo de durabilidade média de um ano, necessitam de diversos cuidados para manutenção.

 

Hidrófilas

Estas lentes de contacto são mais recomendadas e o seu uso é mais comum, sendo conhecidas pelo seu conforto. É importante mencionar que as lentes não devem ser usadas durante a noite – ou durante o dia, de acordo com o seu horário.

Existem quatro tipos de lentes hidrófilas, sendo que cada uma tem as suas recomendações específicas.

Lentes de contacto diárias

Estas lentes não necessitam de cuidados de manutenção pois são trocadas diariamente, ou seja, são de uso único. Apesar de não necessitarem de cuidados acrescidos, mostram desvantagem a nível de preço.

Lentes de contacto semanais

As lentes semanais têm um preço mais em conta quando comparadas às lentes diárias e, como o nome indica, têm a duração de uma semana. Ao contrário das anteriores, será necessária a limpeza e higienização das lentes de acordo com as recomendações do produto.

Lentes de contacto mensais

Estas são as mais comuns devido à relação durabilidade-preço, sendo que uma caixa pode durar, em média, 3 meses. A grande desvantagem é que as lentes necessitam de higienização e cuidados diariamente, de acordo com as recomendações de cada produto.

Lentes de contacto de longa duração

Finalmente, existem as lentes de contacto de longa duração que têm uma durabilidade média de um ano. Estas necessitam de apoio médico acrescido, pois existem condições que devem ser cumpridas para o uso das mesmas. Por exemplo, se a graduação não estiver estagnada, a sua compra é pouco compensatória.

Tal como acontece nas lentes anteriores, deve existir um cuidado diário a nível de limpeza e manutenção das mesmas.

Como comprar as lentes mais adequadas a si?

Tome uma primeira decisão

Antes de se dirigir ao oftalmologista é aconselhável ter uma opinião pré-formulado sobre quais as lentes que melhor se adequam ao seu estilo de vida. As diárias fazem mais sentido porque não terá de higienizar? Ou devido à relação preço-durabilidade prefere aderir às mensais ou, se possível, às anuais?

A realidade é que a decisão final é discutida entre si e o profissional, mas se tiver uma opinião pré-formulada, encontrar a solução adequada será muito mais fácil.

Marque o seu exame oftalmológico

Tomada a decisão de usar as lentes de contacto e tendo o conhecimento dos tipos existentes ou mesmo de qual a melhor solução para si, marque o exame com o seu oftalmologista.

No exame irá descobrir quais as suas necessidades e quais as possibilidades que melhor se adequam. Este será o momento certo para dar a conhecer a sua preferência quanto às lentes.

 

Para terminar, assim que receber as lentes, deve questionar o profissional sobre os principais cuidados na manutenção das mesmas e sobre o seu modo de uso.