Como ser a melhor madrinha de casamento: o protocolo a seguir

És a madrinha de casamento do teu filho ou filha? Parabéns! Tenho a certeza que vai viver uma experiência inesquecível já que ver casar-se a um filho tem que ser muito emocionante. Embora eu não tenha filhos nem esteja casada, acredito que assim o seja. Mas em caso de carecer de experiência no tema, eu recomendo-te estas dicas para assegurar que seja a melhor madrinha de casamento. Prometo que o serás.

Que tens que fazer para ser a melhor madrinha de casamento?

Tranquila! Certeza que dar à luz a um filho e criá-lo tem sido muito mais difícil que ajudar na cerimónia. Segue estas dicas de protocolo para ser a melhor madrinha de casamento e tudo correrá bem. A tua tarefa principal vai ser acompanhar ao ou à protagonista do casamento ao altar, independentemente de seres a mãe, a amiga, a tia ou a irmã do noivo ou noiva. Lembra-te que é um dos momentos mais importantes da cerimónia assim que nunca deves esquecer de sorrir. A madrinha é uma das anfitriãs de esse mágico e inesquecível dia, por isso, é importante que estejas de pronta para tudo e desfrutes porque este dia não se vai repetir.

Dicas de protocolo para ser a melhor madrinha de casamento

Todas sabemos que escolher o vestido para um casamento não é tarefa fácil. Ainda é mais difícil se és a madrinha. Que responsabilidade! Para isto, é preciso que tenhas em conta as dicas de protocolo para ser a melhor madrinha de casamento. Entre estas, o lugar da cerimónia e a hora já que a madrinha é quem define a boa etiqueta.

O Vestido

O habitual em uma madrinha é que usar um vestido comprido, independentemente da hora da cerimónia. Mas no caso de optar por um modelo de vestido curto ou saia mini, o resto de convidadas também terão de optar por um modelo do género, já que quem marca o código de vestimenta és tu. Em Barneys, há uma seleção especifica de moda para eventos onde podes encontrar vestidos de diferentes estilos e das melhores marcas internacionais. Seja como for o teu vestido, por razão nenhuma, este deve ser de cor branco. A verdade é que deves evitar tons claros, como o beige, e o cinza escuro. Tens que ter em conta a tua altura, a tua complexão, o teu tamanho e as cores que te ficam melhor. Na foto a seguir há vários exemplos de cores e também a tonalidade de cinza adequada para a ocasião.

Em caso de ser um casamento a noite, o correto seria que todas as convidadas e, também tu, levassem vestido comprido. Em casos excecionais e só quando o jantar se festeja ao ar livre é que se pode optar por vestido de cocktail. Os tecidos para este tipo de vestimenta não têm limites: cetins, tafetás, organza, pedras e cristais, veludo; como as cores, embora seja preferível cores suaves, com combinações ou padrões muito específicos. Uma pequena cauda no vestido transmite e dará um estilo muito especial. Em Asos vais poder encontrar tanto curtos como compridos e com tecidos muito modernos. Se acertas no vestido terás cumprido uma das principais dicas de protocolo para ser a melhor madrinha de casamento.

Sapatos

O mais elegante tanto de dia como de noite é um sapato fechado na ponta ou o estilo Peep-Toe com o tacão coberto como o podes encontrar em Spartoo ou em The Hut. Evita as sandálias muito descobertas embora seja verão e por nenhum motivo ponderes levar umas botas ou uns botins. Em AllSaints encontrarás o calçado da temporada. Recomendo-te que o tacão não seja muito alto já que será um dia muito longo e passarás muitas horas de pé. De todas formas, se o teu filho é muito alto tens mais liberdade em escolher a altura do sapato. Não te esqueças que se quem se casa é a tua filha evita ir mais alta que ela.

Se queres o dinheiro não é problema e queres vestir das melhores marcas de moda sempre podes comprar o teu look em Yoox, onde encontrarás os melhores sapatos, malas, vestidos e acessórios.

Mala ou Clutch

As malas sempre são um dos acessórios essenciais para guardar as tuas coisas como o telemóvel, batom, ou qualquer outra coisa que tu ou a noiva precise. Recomendo-te a dar uma olhada em Farfetch, já que neste site podes encontrar diferentes modelos de malas. Para mim, a mala perfeita para um casamento é sempre uma Clutch, pequena e com alça comprida para colgar. Mas tem em conta que se é verão certeza vais precisas de um leque e terás de guardá-lo na mala. Recomenda-se que a mala seja da tonalidade do vestido ou sapatos. Em Parfois, encontrarás uma diversidade de modelos. Eu adoro esta loja pois tem desenhos muito bonitos e é muito económica.

Penteado e Chapéu/Tocado

Se o casamento é de manhã podes usar um chapéu, mas em esse caso tens que levar vestido curto (nunca podes usá-lo com vestido comprido). Este chapéu não pode ultrapassar o largo dos homens e lembra-te que não to podes tirar em nenhum momento. Se levas chapéu não vais poder levar nem xale nem pashmina pelo que se o casamento é na primavera e achas que vais precisar de levas algo para abrigar-te utilizada um tocado em vez de um chapéu.

Os tocados podes usá-los sempre. Tanto de dia como de noite. Mas lembra-te que a lei da proporção inversa: quanto mais sofisticada a vestimenta, mais discreto o tocado e vice-versa. Na minha opinião, o tocado ficará melhor com um vestido de madrinha curto. Embora, também possa usar um diadema ou tiara como as que há em LightInTheBox, que podes levar para um casamento de tarde e de vestido comprido.

Em relação ao penteado, se usas chapéu deverá recolhido em baixo sem deixar cabelos soltos. Se não utilizas chapéu, qualquer penteado estará bem. Carolina de Mónaco é experta em ir impecável aos casamentos. Na foto podes ver como tem o cabelo recolhido por baixo.

De todas as formas, para que o teu cabelo em esse dia tão especial seja um êxito deverás cuidá-lo sempre, não só umas semanas antes.

Maquiagem

De que serve ter cumprido todas as dicas do protocolo para ser a melhor madrinha de casamento se a tua maquiagem não acompanha o teu look? Utiliza cores que realcemos teus rasgos e à vez que te façam sentir bonita. Neste caso, é recomendável que deixes assessorar por uma maquilhadora profissional. Ela vai saber o fica melhor em ti. Mas se queres poupar dinheiro, podes aprender como maquiar-te com estes conselhos: aprenda a iluminar o rosto com a técnica strobing e maquiaguem ao estilo da Kendall Jenner. Se esta é a tua opção, não tentes provar coisas novas, tenta levar o estilo que costumas usar.

Em Feelunique vais poder comprar toda a maquiagem que precises para este dia tão especial. A cor das unhas é complementária à cor que uses no rosto, assim que não te esqueças de fazer a manicura nem a pedicura para este grande dia. Por outro lado, as cores escuras ou fluor, e os desenhos estão completamente descartados. Eu recomendo-te uma manicura francesa ou uma cor elegante como el tinto, desde que combine com o vestido.

Se o casamento é a noite, a maquiagem admite algum detalhe sofisticado que aporte um toque de luz, mas sempre de acordo com a idade da pessoa que exerça como madrinha.

Acessórios: Joias e Luvas

Máxima discrição! Peço-te máxima discrição. Se usas brincos compridos, porque o decote to permite, evita usar colar ostentoso e vice-versa. Opta pelo minimalismo e cuidado com os brilhantes sobre tudo se a cerimónia é de dia. Em House of Harlow dispõem de jóias muito bonitas e recomendáveis para casamentos.

Por outro lado, as luvas são um complemento que eu adoro. São elegantes e ideais tanto para o dia como a noite. Ficam espetaculares se se combinam uns compridos com um vestido de manga francesa. Para aportar um toque rompedor, podes escolher uma cor diferente ao vestido, mas também podes optar por uma tonalidade parecida ao vestido.

Segue estas dicas de protocolo para ser a melhor madrinha de casamento e não terás motivo de preocupação em esse dia tão especial. Ah! Só não te esqueças de sorrir, já que serás o target do fotógrafo e deverás sair bem em todas as fotos.

Vivam os noivos!

Published by

Deja un comentario