coletor menstrual

Vantages e desvantagens do coletor menstrual

Estar em ‘naqueles dias’ do mês não é fácil. Mau humor, a dor de estômago, irritabilidade e falta de conforto, tornaram uma menstruação em sofrimento. No entanto, cada vez que novas ferramentas estão a surgir no mercado para ajudar às mulheres a superar o período. Um dos mais úteis e mais desconhecido, é o coletor menstrual. Vamos a mencionar as vantagens e desvantagens de usar o copo menstrual.

Vantagens

  • Melhores cuidados de higiene pessoal

Os coletores menstruais são muitas vezes feitos de silicone médico, um tipo de material hipoalergénico, que também é livre de poros. Portanto, reduzindo a sua capacidade de acumular sujeira.

  • Oferece uma maior mobilidade

Sendo formado de um material flexível, o coletor menstrual está ligado aos movimentos naturais do corpo. Por isso, os especialistas dizem que a sua flexibilidade torna mais confortável do que os tampões convencionais, especialmente na hora de fazer exercício ou ir para a piscina.

  • Cuidados de saúde sexual

Ao contrário dos métodos tradicionais, o copo não absorve os fluxos, mas recolhê-los. Portanto, não seca a vagina e é uma abordagem menos agressiva.

  • Não deixa resíduos

Enquanto tampões ou almofadas podem deixar resíduos no interior da vagina, o coletor menstrual não gera quaisquer. Por isso, o especialista recomenda-o para evitar infecções que podem acabar levando ao “Síndrome do Choque Tóxico”.

  • É económico

O copo é reutilizável e duro até 10 anos. Portanto, com uma única compra pode ser fazer uso dele por um longo tempo de sua vida. Um copo menstrual geralmente custa entre cerca de 25 e 30 euros. Embora existam opções no mercado com preços mais baixos, que continuam permitindo poupanças em comparação com proteções descartáveis.

  • Protege mais

O tempo estimado de utilização, sem perigo de infeção, é de até 12 horas. Em comparação com as 8 horas recomendados para o tampão.

  • Sem cheiros

Os maus cheiros que notamos não são próprios do período, mas a reação de sangue com produtos químicos, fibras e materiais que os tampões e almofadas são feitas.

  • Ajuda o meio ambiente

Outra vantagem do coletor menstrual é o seu compromisso com o meio ambiente porque é feita de material ecológico, reduzindo assim a produção de resíduos.

Desvantagens

  • Exige uma preparação prévia

Tanto antes como depois do ciclo, que é necessário para esterilizar o copo em ebulição durante três minutos. No caso de você estiver longe de casa, ele pode ser limpo com um spray de limpar ou que age como esterilizador.

  • É desconfortável em banheiros públicos

Embora em casa seja a escolha perfeita, quando é preciso esvaziar a taça num banheiro público, a situação pode ser um pouco irritante. Pois, a distância entre as casas de banho e das pias pode dificultar o processo.

  • É mais difícil de colocar

Os especialistas recomendam praticar antes de ter o período e humedecer um pouco, se necessário. Tem que colocar os dedos para que ele seja posicionado corretamente e, às vezes, precisa de se mover ou girar para incentivar a entrada de ar e o copo está aberto. Nós também devemos fazer o mesmo para esvaziar.

  • Alguns tamanhos

O copo menstrual, muitas vezes apenas encontrado nos tamanhos S e L. Complicando escolher o modelo certo, porque o tamanho e as características da vagina não são os mesmos em todas as mulheres.

Published by